Apae inaugura sala de informática


A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-Sorocaba) está com uma sala de informática nova. A instituição recebeu, em novembro passado, 16 computadores desktop e duas impressoras, doados pela Pró-Vida Integração Cósmica, associação filantrópica da cidade. Teclados e mouses são devidamente adaptados para atender a todos os assistidos, com idades entre 7 e 50 anos, que, com a ajuda dos computadores, desenvolvem habilidades motoras, intelectuais e a criatividade. 

As aulas são ministradas duas vezes por semana, pela professora Helena Campos, com duração de 50 minutos. O trabalho é realizado em conjunto com os demais professores da instituição. "Durante as aulas, os assistidos exercitam o raciocínio lógico, por meio de jogos e programas. No (programa) Word, por exemplo, eles praticam digitação e aprendem a formar palavras, unindo letras vogais e consoantes. Já, com o PowerPoint, estimulamos o discernimento de elementos do cotidiano, como alimentos doces e salgados, letras e números, formas geométricas etc. Também por meio deste programa, os assistidos aprendem a escrever o próprio nome em diferentes tipos de fontes", explica a professora. "A capacidade de aprendizado deles é incrível! É muito interessante acompanhar o desenvolvimento de cada um", acrescenta. 

O objetivo, afirma Helena, é promover a inclusão digital entre os atendidos, pois muitos deles não têm acesso a computadores em casa. "A ideia é estimular o aprendizado a partir do lazer. Por isto, utilizamos jogos e programas nas aulas." A navegação na internet é controlada, sendo permitidas somente pesquisas didáticas no Google e acesso a sites educativos. "Evitamos jogos de violência e sites com conteúdo negativo", conta a professora. 

Para os assistidos com deficiência motora, adaptaram-se mouses especiais, onde o click é feito apenas com um toque. O teclado é maior e mais simples que os convencionais (com menos teclas), facilitando o uso pelos deficientes visuais. Segundo a professora, faltam no mercado jogos pedagógicos para pessoas com necessidades especiais. "Seria muito interessante se fossem criados jogos e programas educativos, adaptados para deficientes físicos e intelectuais. Eles adoram e participam para valer", sugere. 

A instituição busca, agora, uma lousa digital, para facilitar, ainda mais, o aprendizado dos assistidos. Interessados em ajudar podem entrar em contato pelo telefone: (15) 3219-2499 ou pelo e-mail:gestaorecursos@ apaesorocaba.org.br. A Apae Sorocaba fica na rua Ubirajara, 528, na Vila Gabriel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parque das Águas sedia 1º Festival de Queimada

Sorocaba perde a taça da Liga Paulista: Corinthians 4 a 0

Natal e Black Friday lotam Centro