Etecs e Fatec iniciam a semana em greve

 
Regina Helena Santos
regina.santos@jcruzeiro.com.br
 

Professores e funcionários das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo iniciam a semana em greve, por tempo indeterminado, tendo como reivindicação a implantação de um plano de carreira nas unidades, vinculadas ao Centro Paula Souza (Ceeteps). Em Sorocaba, a Fatec e as Etecs Fernando Prestes e Rubens de Faria e Souza já confirmaram a paralisação. Os alunos de ensino médio e técnico foram avisados, na semana passada, sobre a suspensão das aulas a partir desta segunda-feira. Em todo o Estado de São Paulo, 67 unidades devem aderir ao movimento. 

Numa carta aberta à comunidade, o Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza argumenta que em todas as unidades há falta de professores e funcionários, ocasionada, segundo a categoria, pelos baixos salários e más condições adequadas de trabalho. Porém, o movimento deste ano tem como principal objetivo cobrar a implantação de um plano de carreira que, segundo os funcionários das Etecs e Fatecs, foi prometido pelo governo estadual ao fim da greve de 2011, mas ainda não foi efetivado. Em meados do ano passado, sindicato e governo chegaram a um acordo sobre uma proposta, mas esta ainda não foi encaminhada para votação dos deputados estaduais. "A greve, portanto, é para forçar o governo a enviar o projeto para a Assembleia Legislativa e aprová-lo com urgência, sem cortes", diz o documento. 

O Centro Paula Souza ainda não se manifestou oficialmente sobre o movimento. Porém, uma reunião entre as partes foi realizada no último dia 13, durante a qual representantes do Ceeteps, segundo o sindicato, teriam afirmado que o projeto do plano de carreira já deixou a Secretaria de Gestão e, agora, tramita nas Secretarias de Planejamento e Fazenda - com a expectativa de que seja enviado para votação dos deputados estaduais em 15 dias. Por se tratar de um ano eleitoral, a proposta só pode ser aprovada na Assembleia Legislativa até 5 de abril. 

A greve será lançada oficialmente nesta segunda-feira, em São Paulo, num ato público em frente à Secretaria da Gestão, que fica na Consolação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

45 AGENCIAS DE EMPREGO EM SOROCABA

Casas do Cidadão alteram critérios de atendimento em Sorocaba

Cuidados Para Contratar o Melhor Transporte Escolar