Parque das Águas sedia 1º Festival de Queimada

Parque das Águas sedia 1º Festival de Queimada



O mundo moderno pode até ter subtraído os encantos, a simplicidade, cumplicidade e a inocência de algumas brincadeiras antigas, mas, definitivamente, não determinou seu extermínio.

Prova disso é que, neste domingo (27), das 8h às 12h, no Parque das Águas, a Secretaria de Esporte e Lazer (Semes) promove seu 1º Festival de Queimada. Gratuita, a atividade ainda está com inscrição aberta aos interessados. Podem participar equipes mistas, masculinas ou femininas, nas categorias: infantil (7 a 11 anos), adolescente (12 a 17 anos) e adulto-jovem (a partir de 18 anos). As equipes podem ter de 6 a 10 pessoas e não há limite de inscrições. As disputas serão em eliminatórias simples.

A ideia é fazer com que algumas pessoas relembrem, e outras conheçam, uma das brincadeiras mais curtidas, principalmente, nas noites quentes do verão e primavera de tempos passados e que, para além da diversão e da prática de exercício físico, traziam em sua organização conceitos de equipe, liderança e solidariedade nos praticantes; mesmo que não tendo consciência disso. "Queremos resgatar esse jogo que é tradicional e marcou gerações, juntando e construindo amizades. A queimada consegue agregar, num mesmo espaço, gente de todas as idades fazendo com que interagem de modo muito divertido", disse a chefe da Divisão de Esporte Social, Comunitário e Lazer, Regina Parron.

Os interessados em participar podem se inscrever pelo e-mail jrocha@sorocaba.sp.gov.br ou no próprio local de realização, até as 9h. A indicação para a prática é o uso de roupas confortáveis que propiciem maior mobilidade e frescor Mais informações pelo telefone (15) 3339-9245.

Regras

A queimada se caracteriza, basicamente, por duas equipes divididas em dois campos de medidas iguais. O jogo tem início quando um lançador atira a bola em direção a um jogador adversário. Se acertá-lo, o oponente é eliminado da partida. Se a bola for agarrada, quem está fora é aquele que lançou. Quando a bola bate no chão antes de atingir alguém, a posse se inverte. Se determinado membro de uma das equipes fugir da bola ultrapassando os limites de seu campo, também é excluído do confronto.

Há, também, a possibilidade de se criar uma prisão no jogo. Assim, os eliminados ficam atrás do limite do campo adversário e podem atacar se a bola chegar a este espaço. Se atingirem algum oponente, estão liberados para voltar à disputa. A partida chega ao final quando uma equipe perde todos seus jogadores. (Secom Sorocaba)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sorocaba perde a taça da Liga Paulista: Corinthians 4 a 0

Natal e Black Friday lotam Centro