Você já ouviu falar em INTERNET OF THINGS ou IoT



Você já ouviu falar em INTERNET OF THINGS ou IoT
Com certeza você já ouviu falar em internet das coisas, mas o que vem a ser isso? Como isso impacta minha vida? Qual a necessidade dessa nova onda?
Pois é, com certeza, é uma nova tecnologia, entretanto já convivemos com ela. Muitas coisas já funcionam dessa forma. Vários equipamentos que temos atualmente já traz consigo o conceito tecnológico.
Estamos acostumados a utilizar equipamento com acesso a internet, como: SmartPhone, Tablet, Notebook e Desktops, mas em nossas casas, temos equipamentos outros equipamentos que também fazem esse acesso a internet sem depender de equipamentos externos para tal. Vejamos: Tvs Smart, acessando o NetFlix, Yotube. Câmeras de Segurança, captando imagens e disponibilizando em seu SmartPhone, sem você precisar ligar o seu Computador. Já percebeu isso?

Ah, se você possui essas Consoles de Games Atuais, elas também acessam a internet para atualizações de Software e até mesmo para jogarmos ON-LINE, como os nossos amigos.

Percebe como já estamos vivendo a Internet das Coisas?
So que agora, a indústria está evoluindo desse estágio para uma nova dimensão. Estamos caminhando para a completa integração ou comunicação entre os equipamentos.
Agora imagine um cenário em que, além da sua TV, vários objetos da sua casa se conectam à internet: geladeira, máquina de lavar, forno de micro-ondas, termostato, alarme de incêndio, sistema de som, lâmpadas, enfim.

Quando falamos de conexão de todos os equipamentos, não estamos somente nos dirigindo para o uso domestico, mas para todos os setores, como a indústria e serviços públicos também.

O objetivo de tudo isso não você ter um meio a mais para o acesso a internet e sim como tornar eficiente os equipamentos com os recursos da internet.

No quesito domestico, é claro que uma geladeira, não trará informações do transito numa tela acoplada a sua porta. Seria ate inconveniente isso, mas já imaginou se a sua geladeira pudesse informar, quantas vezes a porta foi aberta e quais alimentos estão acabando ou vencendo?
Porque não gerar informações dos melhores preços dos produtos nos mercados?

Imagine o ar-condicionado, trazendo informações de temperatura ambiente, equilibrando a níveis agradáveis, proporcionando conforto e economia de energia elétrica?

A Maquina de Lavar, informando o tipo de roupa, quantidade de sabão  e quantos litros de agua esta sendo consumida?
Transporte público: No transporte publico, as empresas podem detectar quais veículos esta apresentando problemas, ou informar aos usuários, o horário e localização dos veículos com precisão.
Serviços públicos: Sensores em lixeiras podem informar se estão cheias e necessitando de coleta. Verificar a melhor rota para a coleta de lixo através de seus caminhões.
 Logística: dados de sensores instalados em caminhões, contêineres e até caixas individuais combinados com informações do trânsito, por exemplo, podem ajudar uma empresa de logística a definir as melhores rotas, escolher os caminhões mais adequados para determinada área, quais encomendas distribuir entre a frota ativa e assim por diante;  
Sistema de Comunicação.
É claro  que pra tudo isso funcionar adequadamente, precisamos de recursos tecnológicos. Atualmente com a tecnologia móvel 3G/4G, não seria suficiente. Já esta em estudo e possivelmente em 2020 seja implementada, a tecnologia móvel 5G, trazendo melhor comunicação e rapidez no processamento.

Como todos os equipamentos precisam de um IP ( internet Protocol ), já funciona na internet o IPV6, garantindo assim que todos os equipamentos tenham seu IP próprio.

É necessário também software para processar os dados. As empresas como, a CISCO, MICROSOFT, LOGITECH entre outras já estudam projetos de padronização, visto que sem uma definição adequada, inviabiliza o projeto.

Então, como podemos ver, as mudanças com a evolução tecnológica são enormes que impactam diretamente nossas vidas, trazendo conforto, economia e agilidade.

O FUTURO DIRÁ o que teremos de fato.

Muito OBRIGADO.



#digitalconveniencia



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parque das Águas sedia 1º Festival de Queimada

Sorocaba perde a taça da Liga Paulista: Corinthians 4 a 0

Natal e Black Friday lotam Centro