Procon Pesquisa Preços de Material Escolar em Sorocaba


Com a proximidade do início das aulas para o ano letivo de 2018, o Procon de Sorocaba, órgão  vinculado à Secretaria de Gabinete Central da Prefeitura e voltado à defesa dos direitos dos consumidores, está informando os pais sobre a compra do material escolar, levando em conta que vários estabelecimentos já começaram a expor os produtos e a procura já é grande, com a divulgação das primeiras listas pelas lojas do segmento escolar, principalmente de Educação Infantil e primeira fase do Ensino Fundamental.  

Segundo comparação, os itens que fazem parte da lista de material escolar podem diferenciar de preço em até 157,14% em Sorocaba. O dados são de pesquisa feita pela Fundação Procon-SP em estabelecimentos da cidade, em que o órgão encontrou a mesma borracha custando R$ 0,35 em um local e R$ 0,90 em outro. O levantamento foi feito entre os dias 8 e 10 janeiro e envolveu um total de 122 itens e oito estabelecimentos. 

A lista completa com o preço dos itens em cada local -- na data da coleta -- pode ser consultada pelo link: bit.ly/2mPmLrW.

De acordo com o Procon, a função da pesquisa é proporcionar ao consumidor uma amostra dos diferentes preços que ele pode achar, chamando a atenção para a necessidade da comparação.

A dica crucial do Procon local continua sendo a pesquisa de preços, alerta seu diretor, Laerte Molleta, segundo quem os valores dos materiais escolares sempre diferençam bastante entre um estabelecimento comercial e outro.  “A pesquisa sempre é importante porque, com certeza, o consumidor achará algum produto mais barato e de boa qualidade”, lembrando ainda que os pais podem se dividir em grupos e cada um ficar responsável pela pesquisa de certo número de produtos.  

É importante também que o consumidor foque na excelência dos itens, sem se apegar a locais famosos no segmento escolar, descobrindo assim, locais mais próximos com preços que compensem no bolso e garantam a qualidade dos produtos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas do Cidadão alteram critérios de atendimento em Sorocaba

Você sabe a diferença entre pandemia, epidemia e endemia? Pandemia