Como Identificar Aplicativos Espiões Escondidos no Celular


Assustadoramente, está ficando cada vez mais comum topar com aplicativos espiões em lojas de download para smartphones. Contudo, diferente dos apps que tentam enganar os usuários, também existem muitas ofertas de programas "legais" para acompanhar a atividade de algum familiar ou amigo.

Alguns desses apps ainda têm a capacidade de "ficarem invisíveis" aos olhos do dono do aparelho, por isso, eles podem ficar em uma área cinza da ética: usuários com relacionamentos abusivos, por exemplo, podem instalar esse tipo de aplicativo no aparelho da companheira (o). Dessa maneira, o instalador malicioso pode acompanhar troca de mensagens, histórico de navegação, fotos e vídeos armazenados, números na agenda telefônica e até rastrear o Gadget via GPS.

Muitas dessas ferramentas hoje "legais" foram usadas ilegalmente anteriormente. Vários aplicativos espiões também enviam as informações coletadas para os desenvolvedores. Ou seja, não é só você que está espionando o celular de alguém, mas outra pessoa também tem a capacidade de captar essas informações sensíveis.

Como identificar aplicativos espiões instalados no celular?

O uso desse tipo de tecnologia requer acesso físico ao celular, é pouco provável que alguém tenha feito a instalação remota de um aplicativo "espião" no seu aparelho. Mas se isso aconteceu, ele não fica visível entre os aplicativos instalados. Para identificá-lo você precisará instalar um app chamado Hidden Apps, disponível gratuitamente na Google Play. Execute o app e aguarde o término da varredura em busca de aplicativos ocultos.

Analise os aplicativos exibidos no relatório. Alguns apps não permitirão a sua remoção através da interface do Hidden Apps. Nesse caso será preciso fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos importantes e redefinir as configurações de fábrica do aparelho. Depois de ter o celular "formatado" reinstale o Hidden Apps e verifique se o app malicioso permanece na lista. 

O procedimento indicado acima só não irá funcionar se o app tiver sido instalado como arquivo de sistema com o ROOT habilitado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

45 AGENCIAS DE EMPREGO EM SOROCABA

COMO RECUPERO ARQUIVOS APAGADOS EM PENDRIVES E CARTOES DE MEMORIA????

TELEFONES EMERGENCIAIS (15)