Abastecimento de água será interrompido em toda a cidade

Abastecimento de água será interrompido em toda a cidade

Interrupção acontecerá por conta de substituição do quadro geral de energia da Estação de Tratamento ETA/Cerrado, que exigirá paralisação das operações

A Estação de Tratamento de Água "Dr. Armando Pannunzio" (ETA/Cerrado)terá suas atividades paralisadas das 6h às 16h de domingo. Nesse período, o abastecimento em toda a cidade permanecerá interrompido, com exceção das regiões do Éden, Cajuru e Aparecidinha, que são abastecidas pelo sistema da ETA/Éden. A ação que tem como objetivo ampliar o sistema de distribuição de água na cidadecom a troca do quadro geral de energia, informou o , o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae/Sorocaba).

De acordo com o plano definido pela autarquia, quatro frentes trabalharão simultaneamente dentro da ETA/Cerrado: a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) realizará a substituição da entrada de energia da unidade, para adequá-la à ampliação da potência dos novos equipamentos a serem instalados; uma empresa terceirizada fará a instalação do novo quadro geral de energia, que tem capacidade para 4.000 quilowatts e vai substituir o atual de 2.000 quilowatts; e duas equipes da autarquia trabalharão na instalação da primeira das cinco novas bombas de recalque e interligarão o novo anel de distribuição que está sendo implantado para a zona norte da cidade.

Nas etapas anteriores desse processo que permitirá a ampliação do sistema de bombeamento de água da cidade em 49%, a autarquia instalou quatro novos transformadores de energia e cinco novos painéis eletrônicos de comando das novas bombas, que por sua vez passarão dos atuais 350 para 450 cavalos-vapor cada. 

A partir do encerramento das intervenções programadas para o domingo, o sistema de distribuição de água da cidade começa a ser religado, com o acionamento de uma bomba por vez, para que rompimentos e vazamentos sejam evitados. A partir de então, as redes de distribuição começam a ser novamente preenchidas - num total de 1.800 quilômetros de tubulações existentes na cidade ¿ e essas por sua vez passam a levar água para cada um dos 51 reservatórios distribuídos pela cidade, que juntos somam 86,4 milhões de litros. Devido justamente a essa dinâmica, o Saae/Sorocaba esclarece que a regularização do abastecimento não vai ser imediata após o término dos serviços programados, o que deverá ocorrer nos dias seguintes.

Dessa forma, a autarquia solicita a colaboração da população e orienta os munícipes a manter os reservatórios (caixas d"água) de seus imóveis com a capacidade máxima na véspera das intervenções programadas e a partir de então utilizar a água com a máxima economia, para que os reflexos da paralisação sejam minimizados. 

Comentários

  1. Realmente se todos fazerem a sua parte, como: evitar o desperdicio de água, nossos mananciais agradece e toda a população também.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COMO RECUPERO ARQUIVOS APAGADOS EM PENDRIVES E CARTOES DE MEMORIA????

Entenda como funciona o novo sistema de passe estudante em Sorocaba