Como Planejar a Volta de Seus Filhos Para a Escola


Todo início de ano é marcado por mudanças e novidades, é um período que traz momentos de reflexão, estabelecimento de metas e expectativas para o novo ciclo.

No ambiente escolar não é diferente, a escola passa por ajustes e melhorias, preparando nossos filhos para que tenham base acadêmica sólida, aprendam a ser cidadãos conscientes e possam conviver seguindo valores morais.

O retorno das aulas também traz alterações na rotina e expectativas para as famílias.

Para algumas crianças, esse é o primeiro contato com a escola, quando elas se veem em um ambiente novo, sem a presença dos pais. As outras, tanto as que mudam de escola quanto as que continuam a frequentar o mesmo ambiente escolar, também passam por readaptações, como mudança de sala, novos colegas e professores diferentes.

A cada ano, as crianças crescem e amadurecem, o encerramento de alguns ciclos e o início de outros fazem parte dessa evolução e não devem ser encarados como um problema, mas como uma oportunidade de construir novas relações e fortalecer as antigas.

A família e a escola são parceiras, a escola tem o respaldo teórico e prático necessário para cumprir seu papel e a família transmite a segurança primordial para que o processo aconteça com tranquilidade em cada situação de aprendizagem, concretizando os vínculos e experiências dos alunos ao longo do ano letivo.

Você é um pai ou uma mãe que acompanha de perto a vida escolar de seu filho? Como, então, apoiar seus estudos, realmente ajudando-os?

No início do ano letivo

O início do novo ano letivo é um momento mais que indicado para rever a participação na educação formal de seu filho.

1.    Horários
Alguns dias antes do fim das férias, proponha a seu filho que atente para os horários de ir dormir e levantar-se; assim, ele não sofrerá tanto para acordar cedo na volta às aulas.

2.    Material em Ordem
Certifique-se também de que seu filho tenha todo o material necessário para as aulas; prover esses materiais é obrigação dos pais. Organize-se e não deixe para comprar os itens da lista de material muito depois do início do ano letivo!

3.    Rotina Saudável
O estabelecimento de uma rotina é um dos primeiros passos. Toda criança e adolescente precisa de tempo e ambiente apropriados para os estudos em casa. Ninguém consegue estudar em um lugar de circulação de pessoas, com distrações e irmãozinhos brincando ao redor! Garanta para seu filho esse espaço apropriado.

4.    Acompanhamento Durante o Ano
Olhe os cadernos e livros com certa frequência e fique a par dos conteúdos que seu filho está aprendendo. Assim, quando surgir a chance de uma atividade cultural em família, um filme ou outro recurso que reforce fora da escola o aprendizado daqueles conteúdos, você não perderá essas oportunidades.

5.    Atentar Para Suas Relações Sociais
O desenvolvimento social que seu filho terá frequentando a escola o acompanhará por toda a vida. Converse sempre com ele, saiba como são suas amizades, seu relacionamento com os colegas, com os professores, sua habilidade para fazer trabalhos em grupo, e oriente-o constantemente quanto a esses pontos. No início do ano letivo, observe seu grau de entusiasmo ou apatia pela volta às aulas, e procure saber o que prejudica seu interesse pela escola, ou o que poderia aumentar esse interesse.

6.    Mudança de Escola
O início de um ano letivo, especialmente quando há mudança de escola, gera muita ansiedade em uma criança ou adolescente. Procure tranquilizá-la e fazer o que estiver ao seu alcance para que, no primeiro dia de aula, ela se sinta o mais confortável possível e não se sinta perdida. Seja um apoio para seu filho, e ele aprenderá, com o passar dos anos, a controlar sua ansiedade e sentir-se mais seguro diante de uma situação nova.

Fonte – Patrícia Andrade – Site Família.
Fonte – Escola Eduque [16/02/2017].

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas do Cidadão alteram critérios de atendimento em Sorocaba

Você sabe a diferença entre pandemia, epidemia e endemia? Pandemia