Saiba os 4 Tipos de Escola e Educação Existentes no Brasil


As escolas são bem diferentes umas das outras. Não apenas porque uma tem campinho de futebol e a outra não tem, ou porque uma oferece aulas de balé e, a outra, de capoeira. A principal diferença está na linha pedagógica que cada uma segue. 
Isso significa que são os projetos educativos que direcionam toda a metodologia da escola: desde a maneira como os professores agem e se relacionam com os alunos, até a forma como o conteúdo vai ser transmitido na sala de aula. 
A seguir, você vai conhecer as principais linhas pedagógicas e poderá identificar qual é a da escola do seu filho. Confira:

Tradicional
O professor é a figura central, que ensina as matérias e cobra a resposta dos alunos, geralmente por meio de avaliações. Essa linha tem grande foco no conteúdo (dever de casa, provas, etc.) e privilegia a preparação para o vestibular desde o início do currículo escolar. Seus defensores enfatizam que uma sólida base de informação é fundamental para formar alunos críticos e questionadores.

Construtivista
O saber não é transmitido apenas pelo professor, os estudantes são incentivados a serem independentes e proativos no processo de aprendizagem e também constroem o próprio conhecimento, formulando hipóteses, perguntas e resolvendo problemas. 

Montessoriana
Essa metodologia, criada pela educadora italiana Maria Montessori, prevê que o aluno utilize o conhecimento que já tem para assimilar novos conceitos. As atividades são sugeridas e orientadas pelo professor, que deixa que a própria criança se corrija para adquirir maior autoconfiança. Os alunos devem cumprir os módulos obrigatórios para avançar os estudos.

Waldorf
O professor Gilberto Lacerda explica que a pedagogia Waldorf prioriza o desenvolvimento físico, social e individual das crianças e estimula as atividades práticas, como marcenaria e culinária. É contra o uso da televisão e de brinquedos industrializados, prefere dar aos alunos pedaços de madeira para que eles os transformem em brinquedos. A trajetória do aluno é composta por ciclos de sete anos, nos quais cada criança tem um tutor. 

E então, qual sistema você acha mais adequado para criar seus filhos? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas do Cidadão alteram critérios de atendimento em Sorocaba

Você sabe a diferença entre pandemia, epidemia e endemia? Pandemia